Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 16 de Janeiro de 2025

Voo direto de Porto Alegre para Miami faz primeira viagem

22/11/2013

Avião da Américan Airlines pousa no Aeroporto Salgado Filho vindo de Miami (Foto: João Laud/RBS TV)

Avião da Américan Airlines pousa no Aeroporto Salgado Filho vindo de Miami (Foto: João Laud/RBS TV)

O voo que partiu de Miami na quinta-feira (21) e fez escala em Curitiba, chegou a Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (22). Às 10h45 o avião pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, de onde decolou às 13h10 de volta para a cidade dos Estados Unidos, desta vez sem escalas, com previsão de chegada ao destino após nove horas de viagem. A aterrissagem em Miami deve ocorrer às 18h30, horário local.

Um cerimonial de inauguração marcou o começo da operação de voos entre Porto Alegre e Miami pela American Airlines. Inicialmente serão voos diários feitos por aeronaves Boeing 767-300 com capacidade para 225 passageiros, dos quais 35 na classe executiva. Participaram da solenidade executivos da companhia aérea, o prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, além de outras autoridades.

"Nos últimos anos houve aumento de 20% no turismo de intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos, e vai aumentar muito mais com esse voo", aposta a embaixadora.

Uma das passageiras do primeiro voo direto de Porto Alegre para Miami, Maiz Ritter, comemora a nova opção. "Estou embarcando com muito mais segurança, além da facilitação de não precisar ir para o centro do país para fazer conexão", destaca a consultora tributária que, apesar de viajar a trabalho, também pretende fazer turismo e aproveitar as promoções do Black Friday nas lojas.

A média do preço das passagens é de US$ 1,1. Até fevereiro de 2014, a maioria dos voos já está com mais da metade dos assentos reservados.

Por enquanto os voos de Miami para Porto Alegre seguirão com estaca em Curitiba. De acordo com o diretor da American Airlines, Dilson Verçosa Júnior, a tendência é de que, no futuro, os dois voos sejam independentes.