Quarta, 25 de Setembro de 2024

DCTA coordena criação de novas rotas aéreas para Copa

18/11/2013

Para aumentar a capacidade de vôos e evitar um congestionamento aéreo com a proximidade da Copa e das Olimpíadas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, está programando novas rotas pelo céu do país. Com a medida, o tráfego aéreo poderá ser ampliado até dezembro.

Uma das principais alterações será que o tráfego aéreo monitorado pela equipe de Brasília (Cindacta 1) será acompanhada pelos controladores do nordeste (Cindacta 3) e norte (Cindacta 4). Com isso, vôos que tinham que passar pelo centro do país poderão fazer outras rotas. A medida resulta em um número maior de vôos simultâneos.

"As empresas poderão ofertar mais voos e com isso a população, os passageiros, poderão ter mais opções e mais horários de voos ao longo do dia", disse o coronel Ary Rodrigues Bertolino do Centro de Navegação Aérea.

As novas rotas também são mais diretas, e poderão deixar a viagem mais curta, mas somente aviões modernos poderão passar por elas. "Na média, os voos entre Rio e São Paulo vão diminuir cerca de seis minutos. Se em um voo de 45 minutos eu estou tirando seis minutos é um percentual razoável da quantidade de tempo do voo", explicou o Coronel Gustavo Oliveira do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Atualmente são quatro mil controladores de voo no país - destes 800 já aprenderam a nova divisão do espaço aéreo e 150 já treinaram as novas rotas alternativas

"Seja na aviação geral, na aviação comercial, que a gente chama de regular, nós temos acompanhado crescimentos maiores do que acontece no mundo inteiro. Temos que começar a pensar, em um futuro próximo, de como comportar todas essas aeronaves no espaço aéreo mantendo o grau de segurança que é a nossa preocupação principal", disse o brigadeiro José Alves Neto, do Departamento de Controle do espaço aéreo