Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 16 de Janeiro de 2025

Avião decola de Brasília para buscar réus do mensalão em MG e SP

16/11/2013

Um avião da Polícia Federal decolou de Brasília rumo a São Paulo e Minas Gerais, onde  estão nove dos 11 condenados do mensalão que se entregaram entre a tarde de ontem e a manhã de hoje. Sete estão em Belo Horizonte e farão um exame de corpo de delito antes de embarcarem para a capital federal junto com José Dirceu e José Genoino, que aguardam a aeronave na capital paulista.

O avião decolou por volta das 12h de Brasília, mas ainda não está claro se vai parar primeiro em São Paulo ou Belho Horizonte. Segundo a PF, Dirceu e Genoino já teriam se deslocado para o aeroporto de Congonhas por volta das 10h30. Em Belo Horizonte aguardam o publicitário Marcos Valério, os ex-sócios de Valério Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, a proprietária do Banco Rural Kátia Rabello, o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, e a ex-funcionária de Valerio Simone Vasconcelos e Romeu Queiroz. 

Durante a manhã, a movimentação em frente à Polícia Federal na capital mineira foi de advogados e familiares dos condenados. Segundo o representante de Cristiano Paz, ele aguarda apenas ter acesso ao despacho do presidente do STF e relator do caso do Mensalão, Joaquim Barbosa, para saber qual recurso adotar. Ele vai pedir para que seu cliente cumpra pena em Belo Horizonte.

O mesmo disseram Hermes Guerreiro, advogado de Ramon Hollerbah, e Maurício de Campos Jr., representante de José Roberto Salgado e Kátia Rabello. Ambos querem que seus clientes permaneçam na capital de Minas Gerais.

Dos 11 presos até agora, nove devem ser transferidos para Brasília ainda hoje - Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL (hoje PR), já está na capital federal. Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Bando do Brasil, fugiu para a Itália, segundo a Polícia Federal. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares se apresentou por volta das 11h30 deste sábado na sede da Polícia Federal em Brasília.

Dirceu e Genoino se entregam

Condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto no julgamento do mensalão, Genoino foi aplaudido, ontem, por um grupo de 15 pessoas que o esperavam no local e gritavam seu nome quando se entregou na sede da Polícia Federal em São Paulo. O deputado chegou ao local em um carro preto e parou para ser fotografado. Ele entrou no prédio com o semblante fechado, mas com o braço esquerdo levantado.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou por volta das 20h30 à Polícia Federal em São Paulo. Ele chegou ao local acompanhado de algumas pessoas, entre elas o mesmo advogado de Genoino. Dirceu entrou no prédio com o braço direito erguido e acenando para os militantes do partido que gritavam seu nome.