Quarta, 25 de Setembro de 2024

Companhias aéreas precisam informar ajustes nos voos para a Copa do Mundo

12/11/2013

São Paulo - As companhias aéreas passaram a divulgar nesta segunda-feira, 11, um aviso em seus sites para informar aos consumidores que passagens de avião já compradas no período da Copa do Mundo de 2014 podem sofrer mudanças. No dia 6 de dezembro haverá o sorteio dos grupos do torneio e as empresas precisarão adequar as suas rotas em função dos jogos, que acontecerão em 12 cidades diferentes. A inserção dos avisos foi um compromisso assumido após reunião da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em outubro.

Os ajustes podem incluir alterações de horários, criação de novos voos entre cidades-sede e até cancelamentos. Gol, TAM e Azul já colocaram o aviso nas páginas iniciais de seus sites, chamando com a frase: "Fique atento às novidades da nossa malha de voos para o maior campeonato de futebol do mundo".

Ao clicar, o usuário se depara com a seguinte mensagem: "Você já encontra à sua disposição algumas opções de voos para as cidades que receberão os jogos, mas para garantir que ninguém fique de fora desse grande evento, nossa malha atual de voos passará por algumas mudanças, e isso poderá ter impacto em bilhetes adquiridos. Sabendo da grande importância desse torneio para o nosso país, a partir de janeiro de 2014 divulgaremos as primeiras novidades de novos voos aqui no nosso site."

Mas o comprador precisa ficar atento, porque os avisos são discretos e, ao ir diretamente ao serviço de busca de voos no período da Copa do Mundo, nenhum aviso aparece. Passageiros que já tenham adquirido passagens ou que ainda venham a comprar bilhetes, mesmo para outros destinos que não diretamente envolvidos com a Copa, podem ser afetados. As companhias prometem informar esses passageiros individualmente e com antecedência, recebendo orientações quanto às alternativas disponíveis.