Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 15 de Janeiro de 2025

Por medida de segurança, passageiros são retirados de aeronave em Brasília

17/10/2013
Dois passageiros precisaram desembarcar de um voo da Gol partindo de Brasília com destino a São Paulo nesta quarta-feira (16) por medidas de segurança. O motivo foi a pista molhada do Aeroporto de Congonhas por conta da chuva.  A Gol informou que o voo prosseguiu com atraso de 40 minutos, com 156 passageiros à bordo, e os dois clientes que optaram por desembarcar serão reacomodados em outros voos.   
 
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), dependendo das condições climáticas, a empresa aérea pode sim adotar o desembarque de passageiros e de cargas. Se isso acontecer, a comunicação aos passageiros tem que ser feita em até uma hora e a alimentação fornecida a partir da segunda hora.   
 
Os passageiros podem pedir seu dinheiro de volta, a remarcação do voo para outra data, sem a cobrança de taxa, ou podem sem deslocados para um outro voo da própria empresa ou de outra.  
 
A Gol informa que, “em decorrência de pista molhada no Aeroporto de Congonhas por chuva, o comandante do voo solicitou o desembarque voluntário de apenas dois passageiros como medida de segurança”. A companhia esclarece que pousos na pista de Congonhas, quando molhada, são feitos com restrição de peso.