Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 10 de Novembro de 2024

Acordo garante volta dos voos da Trip ao aeroporto de Resende

12/07/2012

 

Resende
Uma reunião realizada nesta quarta-feira (11) no Rio garantiu o retorno dos voos da Trip a partir do Aeroporto Municipal de Resende. A empresa aceitou modificar a altitude em que opera na aproximação do município, resolvendo o impasse com a Aeronáutica, que usa as rotas na altitude em que a Trip estava operando para voos de treinamento dos caças supersônicos baseados em Santa Cruz, no subúrbio do Rio.
 
Agora, a empresa tem até a próxima quarta-feira para enviar as novas rotas á CGMA, que as liberará até sexta-feira. Com isso, a expectativa é que os pousos e decolagens sejam reiniciados na segunda-feira, 23 de julho. As informações são do secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura de Resende, Edgar Moreira.
 
Os voos em Resende foram suspensos porque, durante a Rio+20, caças da Aeronáutica baseados em Santa Cruz tinham que fazer voos de patrulha que interferiam com a rota dos aviões da Trip. Terminado o evento, a Aeronáutica mostrou interesse em continuar fazendo voos no local.
 
A alternativa aceita prevê que os aviões da Trip se aproximarão de Resende em uma altitude menor, para evitar os caças.
 
Novo terminal
 
Depois de ser incluído no Programa de Desenvolvimento Aeroportuário do Governo Federal, o Aeroporto de Resende pode ganhar um novo Terminal de Passageiros. Já as obras do balizamento noturno, que permitirão voos a qualquer hora, devem começar ainda no mês de julho, segundo as previsões do secretário.