Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 24 de Setembro de 2024

ENI ameaça cortar fornecimento de combustível à Alitalia

09/10/2013
O CEO da ENI, citado pela BBC, alertou que que “não podemos dar crédito a uma empresa, cujo futuro não está assegurado a longo prazo”.
 
A Alitalia está a tentar encontrar forma de receber uma injecção de capital de mais de 100 milhões de euros, com vista a continuar com o seu negócio. No entanto, algumas análises apontam que a necessidade de financiamento poderá ultrapassar os 500 milhões.
 
Os accionistas da empresa irão votar este financiamento na próxima assembleia que decorre a 14 de Outubro próximo.
 
A companhia aérea italiana precisa da aprovação de um plano de refinanciamento, caso contrário poderá enfrentar a insolvência. Estão em risco 4.500 postos de trabalho.
 
A Alitalia foi salva da falência, em 2009, por um consórcio de investidores, entre os quais a Air France KLM, que detém 25% da sua congénere italiana.
 
Alguns analistas, citados pela BBC, afiançam que a Air France/KLM pretende comprar as restantes acções que ainda não detêm na companhia italiana, no entanto a dívida da Alitalia tem sido um dos obstáculos.
 
A empresa italiana registou perdas de mais de 840 milhões e tem uma dívida líquida na ordem dos mil milhões de euros.
 
Uma das soluções aventadas, apoiada pelo Governo italiano, passa pela negociação do aumento do capital detido pela AirFrance– KLM. Entretanto o primeiro-ministro, Enrico Letta, pondera invocar o interesse público com o objectivo de aguentar financeiramente a empresa.
 
O Governo italiano ainda tentou que a Ferrovia do Estado entrasse no capital da Alitalia, mas esta pretensão não chegou a bom porto.Paraalém do Governo, vários analistas consideram que a única opção para a empresa de aviação italiana passa pela aquisição desta pela Air France – KLM.