Terça, 24 de Setembro de 2024

Voo Abu Dhabi-São Paulo economiza combustível

01/10/2013
O voo de Abu Dhabi a São Paulo realizado na última quarta-feira (25) foi escolhido pela companhia aérea Etihad para redução do consumo de combustível. A iniciativa ocorreu desde o primeiro movimento da aeronave na capital dos Emirados Árabes Unidos até o desembarque dos passageiros no aeroporto de Guarulhos. O projeto fez parte da Semana de otimização de combustível, promovida pela empresa para reduzir os gastos dos aviões. Segundo a companhia, a rota foi eleita porque é a mais longa e porque é nova.

“A rota de São Paulo é a maior da nossa rede e é uma das mais importantes na busca por aplicar técnicas de otimização de combustível em que a economia possa ser substancialmente potencial. Também por ser uma rota relativamente nova, estamos voando em um espaço aéreo que não foi antes experimentado pela Etihad Airways, o que nos deu a oportunidade de manter um diálogo produtivo com os controladores de tráfego aéreo em toda a rota e trabalhar com eles para ajustar o voo que operamos para e a partir de São Paulo”, afirmou a empresa à ANBA.

Entre as mudanças para reduzir o consumo, a empresa cita modificações na rota da aeronave em Abu Dhabi e a redução no uso das Unidades de Força Auxiliares (APUs), que são aparelhos que fornecem energia ao avião no lugar dos motores. Elas não substituem as turbinas, mas alimentam equipamentos como o ar-condicionado quando os motores estão desligados. Segundo a Etihad, durante a Semana, todos os profissionais envolvidos nos voos da empresa trabalharam para reduzir o consumo de querosene de aviação. Isso incluiu até funcionários da autoridade de aviação civil.

O projeto de economia de combustível foi adotado em um avião Airbus A340-500, que opera na rota entre Abu Dhabi e São Paulo desde que a Etihad inaugurou seus voos para o Brasil, em 1º de junho deste ano. A empresa pretende utilizar no futuro um Boeing 777, que já foi usado em situações excepcionais. A rota entre as duas cidades é a maior da rede da Etihad hoje. Nela, o avião percorre aproximadamente 12,7 mil quilômetros, com algumas variações em cada voo em decorrência dos ventos.

A Etihad afirmou que em todos os voos utiliza sistemas de solo para recalcular a rota e economizar combustível. No entanto, segundo a companhia, o objetivo final da Semana é “garantir o engajamento de todas as pessoas envolvidas neste projeto” para que se envolvam em uma cooperação de “longo termo” que resulte em permanentes melhorias para as rotas. Atualmente, a empresa voa para 94 destinos.