Terça, 24 de Setembro de 2024

Atraso em obra de reforma do aeroporto é de 120 dias

20/09/2013
Todas as frentes de obra para reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, já foram iniciadas, mas o ritmo precisa ser acelerado, segundo o relatório de avaliação do andamento das obras da Copa do Mundo elaborado pelo Tribunal de Contas (TCE).

O documento, que tem como referência a data de 31 de julho deste ano, aponta que 22,5% da obra já haviam sido concluídos – o que está aquém do previsto pelo cronograma, que previa que metade da obra (50,38%) já estariam prontos.

O atraso no canteiro de obras varia de 90 a 120 dias, segundo o TCE. O prazo de entrega, porém, continua o mesmo até o momento: 8 de março de 2014.

Em entrevista recente ao MidiaNews, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, afirmou que a obra tem duas fases: a etapa de ampliação dos terminais de passageiros, com entrega prevista para dezembro deste ano; e a finalização das reformas da ala em uso hoje e do estacionamento.

“O aeroporto estará 100% concluído em março. Mas, 85% da estrutura estarão prontas em dezembro deste ano”, afirmou.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), de forma simultânea, estão em andamento as obras das vias de acesso ao aeroporto, demolição do antigo setor de desembarque e ampliação do estacionamento.

Além disso, também estão sendo feitas a instalação de estruturas metálicas do terminal de passageiros e a construção da casa de força, da central de água gelada para ampliação do sistema de ar condicionado e da via de acesso à nova estação de tratamento de esgoto.

A obra

Sob responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon - formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia - e orçada em R$ 77,2 milhões, as obras de reforma e ampliação do aeroporto constam na Matriz de Responsabilidades assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), sendo essencial para a realização do Mundial em Cuiabá.

O projeto prevê que a área construída deverá passar dos atuais 5.460 m² para 13.200 m². A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança durante a Copa de 2014.

As intervenções no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto, nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica (redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações); e construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

No ano passado, foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do aeroporto, que foi a primeira etapa da ampliação do aeroporto e o prédio administrativo da Infraero (2ª etapa da ampliação).