Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 08 de Janeiro de 2025

Congonhas terá novo terminal “recuado” e com mais pontes de embarqueCongonhas terá novo terminal “recuado” e com mais pontes de embarque

25/09/2023

Grandes mudanças deverão acontecer em breve em Congonhas, o aeroporto central paulista, com um novo terminal de passageiros.

cgh-congonhas-768x512

A novidade foi divulgada hoje na “passagem de bastão” da estatal Infraero para a espanhola Aena na administração do Aeroporto de Congonhas, principal terminal de voos domésticos do Brasil. Vencedora da concorrência, a Aena irá administrar Congonhas nos próximos 30 anos e quer fazer grandes intervenções já nos primeiros 5 anos da concessão.

Segundo o diretor-presidente da Aena no Brasil, Santiago Yus, disse à Folha de São Paulo, que na busca por assegurar o cumprimento das regulamentações aeroportuárias, uma iniciativa será colocada: A construção de um novo terminal.

Esta medida será feita com o intuito de aumentar significativamente a distância entre a pista de táxi e a pista principal, utilizada para pousos e decolagens. Atualmente, a distância existente entre essas duas pistas é menor que a estabelecida pela legislação vigente.

Yus, declarou que, embora não dispusesse das informações precisas sobre a distância entre as pistas, a projeção é que nova distância seja 158 metros entre a taxiway e a pista principal.

E, para alcançar isto, requererá grandes modificações, incluindo a realocação do terminal e das pontes de embarque. De fato, todas as 12 pontes de embarque existentes serão demolidas, e substituídas por novas no novo projeto que poderá ter até 20 pontes, segundo afirma o executivo.

O Diretor da Aena disse ainda não saber como amenizar a transição entre os dois terminais sem prejudicar a operação do aeroporto, mas afirmou que o impacto terá de ser o menor possível para a malha aérea nacional.

Pela descrição de Santiago Yus, o novo terminal deverá ficar mais recuado em relação ao eixo central da pista, por consequência permitindo o recuo da taxiway. Porém ao mesmo tempo isto impactaria no prédio principal do aeroporto. Um desenho mais detalhado das mudanças ainda será divulgado.