Terça, 24 de Setembro de 2024

Secretaria de Aviação assegura R$ 619 milhões para novo aeroporto

06/09/2013
Em uma reunião realizada na noite desta quinta-feira (5) entre o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, o governador Wilson Martins e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, ficou definida o envio de uma comissão à capital do Piauí para estudar a construção de um novo aeroporto. O terminal será construído no mesmo local onde atualmente funciona o Aeroporto Petrônio Portela.

Comissão será composta por representantes do Governo do Estado, prefeitura Teresina, Secretaria de Aviação Civil e Infraero. Caberá ao grupo discutir o projeto de um novo terminal aeroportuário com estruturas complementares como pátio e pontes de embarque. O objetivo é que tentar promover o mínimo de impacto social e desapropriações na região.

O recurso previsto para a obra é de R$ 619 milhões oriundos do Orçamento Geral da União. A primeira reunião da comissão deverá acontecer nos próximos dez dias em local a ser definido.

“A reunião foi muito produtiva. Reunimos técnicos do governo do estado, prefeitura e Infraero no sentido de construirmos um novo caminho para solucionar o problema de infraestrutura aeroportuária de Teresina com aplicação de recursos já autorizados. Vamos trabalhar da forma menos agressiva possível em relação às famílias que moram ali e pensar em longo prazo na construção de um novo aeroporto adequado à demanda futura”, declarou.

Paralelamente serão feitos estudos para a construção de um novo terminal em uma área mais afastada do centro da capital.

“Teresina precisa de um aeroporto maior e melhor, de preferência em um novo local, para que sejam contornados os desafios de mobilidade urbana e termos uma cidade melhor organizada”, acrescentou Firmino Filho.

“Estamos todos empenhados em solucionar o problema do aeroporto de Teresina, que semelhante ao que acontecem em outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, onde os terminais estão envolvidos pela estrutura da cidade. Precisamos de uma resposta rápida que seja tão significativa a ponto de o sentimento da população sinta que seja um novo aeroporto. Paralelamente, vamos buscar um novo local”, declarou o ministro Moreira Franco.