Terça, 24 de Setembro de 2024

Aeroporto de Itapeva, SP, está interditado há quatro anos

06/09/2013
Há quatro anos, o aeroporto de Itapeva (SP) está fechado. A interdição ocorreu em abril de 2009 por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para que o local volte a funcionar, serão necessárias adequações em 18 itens, entre eles, a colocação de para-raios e sistema de alarme contra incêndio no hangar, além da correção de erosões nas laterais da pista.

Em janeiro de 2013, a prefeitura iniciou uma reforma no aeroporto. A terraplanagem e a colocação de parte do alambrado para cercar o local foram feitos. O valor da obra foi de R$ 100 mil.

Segundo o secretário de Industria, Comércio e Desenvolvimento de Itapeva, Ralph Gegminani, o município não tem dinheiro para concluir a obra, orçada em R$ 700 mil. Ainda de acordo com ele, um pedido de verba já foi feito ao governo do estado para a liberação do aeroporto.
Os irmãos Alexander Franson e Diego Saldanha, que são pilotos e trabalhavam com voos panorâmicos para turitstas no aeroporto, contam que desde a interdição houve pouco investimento no local. Eles afirmam que as máquinas estão paradas na garagem. Para os dois, sem uma boa estrutura é impossível realizar a atividade.

O aeroporto de Itapeva ocupa uma área de 435,6 mil m². São mais de 1,5 mil metros de pista asfaltada. Na década de 1950 o local recebia voos comerciais. A Anac informou que estuda a situação do aeroporto de Itapeva.