ANAC autoriza aeroporto operar com voos comerciais
06/09/2013
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o tráfego aéreo no aeroporto Plínio Alarcon de Três Lagoas. Isso significa que o aeródromo já pode operar com voos comerciais. A nova classificação e autorização para a liberação do tráfego aéreo estão contidas na portariade nº 2.246, de 3 de setembro de 2013, assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Fabio FaiziRahnemayRabbani, publicada, ontem, no Diário Oficial da União.
Segundo informações da Prefeitura, está prevista para segunda-feira o início dos voos comerciais por parte da Passaredo, com destino de Três Lagoas à Guarulhos (SP). Funcionários da empresa, em Três Lagoas, no entanto, disseram que a companhia estuda a possibilidade de iniciar as operações já no domingo. Porém, na central de vendas da empresa, eles não confirmam a data exata para o início dos voos. Ontem, a passagem estava sendo comercializada por R$ 284.
Para a prefeita Márcia Moura, essa autorização representa uma conquista muito importante para Três Lagoas. Ela não escondeu a emoção e felicidade do aeroporto estar pronto para receber voos comerciais. “Estou muito feliz. Só tenho a agradecer ao governador André Puccinelli, a vice-governadora Simone Tebet, e ao deputado Eduardo Rocha por essa conquista importantíssima para a continuação do desenvolvimento de Três Lagoas. Não posso esquecer-me de agradecer também ao Fabrício da Secretaria de Obras do Estado que teve um papel importantíssimo nesse processo”, destacou a prefeita.
Márcia comentou que essa foi mais uma etapa vencida pela administração municipal que muito se empenhou para essa conquista. “O aeroporto funcionando com voos comerciais só acrescenta na nossa logística de integração aos grandes centros, em especial São Paulo. Muitos não acreditavam, agora, está aí, o nosso aeroporto pronto para operar”, destacou.
Na próxima semana está prevista uma reunião com representantes da Azul Linhas aéreas, empresa que também já sinalizou a intenção de operar comercialmente no município.
Ainda de acordo com a prefeita, em breve, a avenida de acesso ao aeroporto estará pavimentada. A obra foi orçada em R$ 800 mil e será executada com recursos do governo do Estado, através do programa MS Forte, lançado pelo governador no mês passado.
Para o diretor de Indústria e Comércio da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Marques, isso representa agilidade no processo de ir e vir. De acordo com ele, diminuirá o tempo de viagem entre o município e os grandes centros nacionais e de outros países. “De Três Lagoas a São Paulo, por exemplo, são sete horas de carro. Já de avião, a viagem dura cerca de uma hora e meia”, comentou.
Ainda segundo o diretor de Indústria e Comércio, o aeroporto operando com voos comerciais, vai proporcionar a geração de mais riquezas e economia para o município. “O aeroporto de Três Lagoas será utilizado também por pessoas das cidades do interior do estado de São Paulo, assim como dos municípios do Bolsão. Os usuários que virão para o aeroporto de Três Lagoas vão utilizar os hotéis, consumir em bares e restaurantes, o que gerará mais riquezas para o nosso comércio”, destacou.