Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 24 de Setembro de 2024

VIRACOPOS NEGOCIA PARA TAM E GOL AMPLIAREM VOOS

29/08/2013
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos negocia incentivos para que TAM e Gol mantenham ou até ampliem seus voos de e para Campinas (SP). A informação é do diretor Comercial da concessionária, Aluizio Margarido. Segundo ele, além de redução de tarifas aeroportuárias, são oferecidas opções de infraestrutura física, como escritório e áreas estacionamento. "Como empresa privada, podemos fazer esse tipo de negociação", disse.
 
Ele garantiu, no entanto, que as condições são isonômicas para as empresas. Dessa maneira, o aeroporto tenta garantir a receita das duas maiores empresas brasileiras mesmo no momento difícil pelo qual passam as aéreas nacionais, diante de um mercado fraco e da escalada do dólar - cerca de 50% de seus custos são dolarizados.
 
Com o cenário macroeconômico negativo, representantes das companhias já admitiram que estão buscando alternativas para manter suas margens operacionais, o que pode passar por uma reavaliação de suas malhas aéreas e novas reduções na oferta de voos. Margarido comentou que em Viracopos já se observou uma redução no volume de passageiros e na carga transportada. Ele salientou, no entanto, que a empresa conseguiu manter sua receita no segmento de carga, que responde por 65% de suas receitas totais. "Recebemos predominantemente cargas com maior valor agregado, como eletroeletrônicos e produtos farmacêuticos", explicou. A Aeroportos Brasil Viracopos é controlada pela Triunfo Participações e Investimentos (TPI), em parceria com a UTC Participações e a francesa Egis Airport Operational.
 
Operação internacional
 
A concessionária negocia com duas companhias aéreas estrangeiras, buscando atraí-las para realizar vôos entre o interior paulista e destinos internacionais. O diretor comercial da concessionária, Aluizio Margarido, não relevou o nome das empresas, e disse apenas que elas têm origem na América Latina, revelando que a intenção é de que elas comecem a operar em Viracopos antes do início das operações do novo terminal, previsto para maio do ano que vem.
 
Atualmente, o aeroporto recebe apenas um voo internacional, conectando Campinas a Lisboa, mas a intenção da concessionária é reforçar a atuação internacional do aeroporto, como forma de ampliar suas receitas. Embora em obras para a construção de um terminal, a concessionária já reforçou sua infraestrutura no terminal existente para permitir a atração de voos com destinos estrangeiros, como a inauguração de um duty free e uma sala vip e a atração de um serviço de catering com operações locais.
 
"Uma companhia que passe a operar três voos semanais, com um avião grande, pode elevar a receita anual do aeroporto em 2%", disse o executivo após participar de evento sobre o setor aeroportuário em São Paulo. Além da receita com o movimento de passageiros, os voos internacionais poderiam beneficiar o transporte de carga, impulsionando o faturamento também deste segmento. Atualmente, Viracopos é predominantemente de carga, já que 65% de suas receitas vêm deste segmento.
 
Além das duas companhias aéreas, a concessionária Brasil Viracopos também está buscando atrair voos charter (fretados) previstos para o período da Copa do Mundo. Margarido destacou conversas com a Aeroméxico par atrair alguns dos 120 voos charter que a empresa está programando, para diversas cidades-sede durante a Copa. Além disso, ele citou que a empresa fará apresentação durante feira internacional World Routes, em Las Vegas, em outubro, para apresentar o aeroporto. O foco inicial são empresas do continente americano, já que os três principais destinos internacionais a partir do Brasil são Miami, Nova York e Buenos Aires.
 
Embora tenha se mostrado otimista com as negociações em andamento, Margarido admite um crescimento mais expressivo na operação internacional do aeroporto deverá ocorrer apenas quando o novo terminal ficar pronto. "Sabemos que é muito difícil uma empresa vir sem ver o terminal operando", disse. E como normalmente leva aproximadamente seis meses para abrir um novo voo, segundo o executivo, já que são necessários estudos de malha e rotas, além de processos burocráticos de solicitação de autorização junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a indicação é de que a chegada de novos voos internacionais seriam observadas principalmente a partir do final de 2014.
 
O resultado financeiro para a concessionária pode levar ainda mais tempo, já que a Viracopos Brasil está trabalhando com uma estratégia de oferecer descontos em taxas aeroportuárias, que poderiam ser parcialmente compensadas com o aumento no volume de tarifas de passageiros e no fluxo de comércio no aeroporto.