Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 14 de Janeiro de 2025

Menos de um terço das obras está pronto

29/08/2013
O governo federal tem oito meses para concluir a expansão e modernização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), que tem que ficar pronta até abril de 2014. Mas nem um terço está concluído. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até julho foram executados 27,7% do cronograma. Além do ritmo lento, segue a dúvida sobre o que acontecerá com os voos enquanto a pista estiver sendo ampliada.
 
Há dez dias, o ministro da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, em conversa com o senador Aécio Neves, confirmou que existia a possibilidade de interromper voos internacionais, por medidas de segurança, uma vez que eles demandam de maior extensão da pista por terem aeronaves maiores.
 
A Infraero disse, na ocasião, que na semana seguinte haveria uma reunião para discutir com as companhias aéreas e órgãos reguladores da aviação quais medidas seriam adotadas enquanto a pista de Confins estivesse em reforma. O encontro era para ter acontecido na semana passada, mas ainda não foi marcado.
 
É desta reunião que sairá o plano para as operações de Confins quando a pista não puder operar na sua totalidade. “As etapas da obra e possíveis interdições da pista em Confins ainda estão sendo discutidas com as companhias aéreas e os diversos órgãos envolvidos – Agência Nacional da Aviação Civil, Departamento de Controle do Espaço Aéreo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e SAC – , incluindo o governo do Estado de Minas Gerais, e serão oportunamente divulgadas a todos os interessados”, comunicou a Infraero, via assessoria de imprensa.
 
A Secretaria da Aviação Civil não confirma data para a reunião. Nem o governo do Estado. Segundo a própria Infraero, uma proposta já havia sido apresentada ao setor, mas as companhias aéreas recusaram.
 
Mesmo sem definições, as obras da pista estão sendo feitas. A construtora responsável, a Cowan, confirma que as intervenções já começaram.
 
A Infraero também confirma o início, mas explica os trabalhos foram iniciados pela área dos pátios de aeronaves, que também será ampliada.