Terça, 24 de Setembro de 2024

Perdas da TAP caem para os 111 milhões no primeiro semestre

27/08/2013
A TAP registou perdas de 111 milhões de euros, no primeiro semestre, menos 1 milhão do que o registado no homólogo, divulgou a companhia em comunicado. Fernando Pinto, presidente da empresa, mantém o objectivo de atingir resultados positivos este ano.
A companhia explica que “devido à sazonalidade do seu mercado, a operação da TAP tem normalmente um desempenho mais favorável no segundo semestre, prevendo-se uma melhoria significativa para o período de Julho a Dezembro - confirmada já pelos resultados de tráfego de Julho - como, aliás, se vem verificando nos últimos anos”.

A transportadora explica que “a melhoria das receitas compensou um agravamento de 13 milhões de euros nas variações cambiais bem como os valores correspondentes ao pagamento aos trabalhadores de subsídios não pagos em 2012 devido às mudanças que, nesta matéria, se verificaram na Lei do Orçamento do Estado de 2013”.

A TAP atingiu, no primeiro semestre, um total de 974 milhões de euros na venda de passagens, o que representa um crescimento 4,4% face a período homólogo. Já o total das receitas atingiu, no final de Junho, 1.094 milhões de euros, contra 1.084 milhões de 2012, o que traduz uma melhoria de 10 milhões.

Para Fernando Pinto, presidente da TAP, “apesar destes impactos, a companhia continuou a melhorar os seus níveis de produtividade, mantendo-se a expectativa de atingir um resultado positivo no final do ano”.

Os custos, com um total de 1.112 milhões de euros, comparam com 1.098 em igual período em 2012, ou seja mais 1,2%.

No final de Junho, a TAP S.A. atingiu um total de 4,931 milhões de passageiros, mais 4,8% do que no ano anterior.