Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 15 de Janeiro de 2025

Anac revoga portaria e permite ampliação de voos no Aeroporto Zumbi dos Palmares

05/11/2021

rsw_800h_500i_truecg_trueft_cover_1

Aeroporto Zumbi dos Palmares / Cortesia / Wesley Menegari

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu revogar uma portaria que proibia a ampliação dos voos no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Com a suspensão da medida cautelar, o número de voos do aeroporto pode ser ampliado, caso seja necessário.

Em outubro, durante uma fiscalização, a Anac proibiu o aumento da frequência de voos no Aeroporto Zumbi dos Palmares por considerar que algumas medidas corretivas precisavam ser tomadas.

As medidas foram: manutenção dos pavimentos; sinalizações luminosas e horizontais; faixa preparada e serviço de salvamento e combate a incêndio.

A concessionária lembra que a solicitação da Anac não afetou a movimentação nem a segurança do aeroporto, que seguiu operando normalmente, com pousos e decolagens regulares. A portaria também não interferia nos acréscimos de voos regulares já registrados na Anac para a temporada do verão brasileiro.

O anúncio favorece o planejamento estratégico da retomada econômica e turística do Governo de Alagoas que, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vem trabalhando em ações promocionais em todo o país e, nos últimos meses, atuou junto às companhias aéreas na ampliação de voos para o destino Alagoas.

O esforço de ampliação da malha aérea e a redução do tarifário das passagens fazem parte da estratégia da retomada turística no Estado, que já registra crescimento neste segundo semestre de 2021, como também o retorno do voo regular da companhia aérea portuguesa TAP, que retomou a rota para Maceió na última segunda-feira (1º) e irá operar com frequência de duas viagens por semana.

A aeronave modelo A-321neoLR, com capacidade para 168 passageiros, faz o trajeto entre Lisboa e a capital alagoana. Os voos diretos entre Lisboa e Maceió foram inicialmente concretizados após dois anos de negociações entre a companhia aérea e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Com a pandemia, a operação da companhia aérea foi suspensa em maio de 2021. Agora, com o retorno da operação, Alagoas avança na recuperação da malha aérea, fragilizada por conta da pandemia.

“O cenário econômico para o setor turístico é promissor e o governo de Alagoas vem apostando neste momento para acelerar a economia alagoana. Com o aumento da vacinação e redução dos casos de Covid-19, há um aumento real no interesse de viagens, então esse momento de retomada dos voos internacionais e de recuperação da malha aérea com ampliação de voos deve ser comemorado, uma vez que o segmento do turismo é um dos pilares da geração de emprego e renda para o povo alagoano”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.