Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 13 de Janeiro de 2025

Fluxo de passageiros cresce 17% no 1º semestre de 2013 em Maceió

16/07/2013
De janeiro a junho, 957.319 pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, segundo dados da Infraero cedidos à Secretaria de Estado do Turismo. O número representa um crescimento de 17%, comparado ao acumulado do primeiro semestre do ano anterior, onde 818.943 movimentaram o aeroporto.
 
Já o mês de junho cresceu 7,22% em relação ao mesmo período de 2012. O fluxo, nesse mês, foi de 139.537 passageiros.
 
O aumento no fluxo de passageiros é consequência do incremento na oferta de voos regulares. Para o superintendente de Marketing da Setur, Paulo Kugelmas, os números são bastante significativos e refletem o bom momento que o Estado de Alagoas atravessa.
 
“Novas indústrias estão chegando, incrementando o turismo coorporativo, que, ligado ao turismo de lazer, tem superado as expectativas. Nossa meta para 2013 é ultrapassar os 2 milhões de passageiros”, afirmou Kugelmas.
 
Ocupação hoteleira
 
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), o primeiro semestre de 2013 apresentou uma média de ocupação em torno dos 70%. Se compararmos com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 4,44%. Esse número é referente aos 32 hotéis associados.
 
A taxa de ocupação hoteleira vem mantendo um crescimento acima da média brasileira, mesmo com o aumento da oferta. De acordo com informações do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a média anual do país é de 66%.
 
Malha aérea regular de Alagoas recebe novos voos em 2013
 
As companhias aéreas TAM e Gol acreditaram no destino e colocaram mais voos regulares para Alagoas em 2013.Em março, a Gol remanejou toda a malha aérea regular da capital alagoana, acrescentando e modificando os horários de alguns voos diretos.
 
Um dos destinos que agora possui voo em horário acessível é São Paulo, o que, segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, facilita as conexões. “Como o aeroporto de São Paulo é uma HUB, ou seja, um dos principais centros de operações de voos comerciais, facilita a ampliação de conexão com diversos destinos nacionais e internacionais”, assegurou a secretária.
 
Para Paulo Kugelmas, o remanejamento se dá em função do fortalecimento devido à procura do destino Alagoas no País e da constante preocupação e empenho da Setur-AL em fortalecer e ampliar a malha aérea regular, com o objetivo de trazer mais turistas.
 
O diretor de operações da Infraero, Adilson Matias, informou à Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, que, com a exclusão dos voos antigos e a inclusão dos novos voos, o número da Cia aérea Gol cresceu de seis para nove voos diários.
 
Em junho, foi a vez de a TAM incrementar a malha aérea regular na capital alagoana. Dois novos voos entraram em operação com destino a Brasília e São Paulo (Guarulhos).
 
O primeiro voo (Brasília) começou a operar no dia 28 de junho e tem frequência semanal, aos domingos; já o segundo (Guarulhos), no dia 2 de julho, com frequência diária (de domingo a sábado). Os dois foram aprovados pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares e pela Agência Nacional de Aviação Civil.
 
Paulo Kugelmas afirma que o crescimento da oferta de voos de Brasília e São Paulo para Maceió é devido ao aumento da procura pelo destino Alagoas. O Estado vem crescendo e se qualificando, cada vez mais, com novos hotéis, indústrias e produtos turísticos.
 
O fortalecimento da malha aérea é uma das prioridades de Governo, dentro do programa Alagoas Tem Pressa. Atualmente, operam em Alagoas as companhias, Tam, Gol, Trip, Avianca e Azul.