Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 24 de Setembro de 2024

China poderá exigir indenização por atraso de voos

16/07/2013
A autoridade de aviação civil da China está considerando um esquema de indenização nacional padronizado para atrasos em voos por conta das reclamações dos passageiros sobre a insatisfatória pontualidade no país, de acordo com uma reportagem da mídia.
O plano, que provavelmente seguirá o modelo da União Europeia, em que a indenização é baseada nas horas de demora, deve reduzir disputas de queixas massivas em casos de atraso de voos, disse nesta segunda-feira o 21st Century Business Herald, citando uma fonte interna anônima.
 
Sob a atual diretriz do país sobre indenização por atraso de voos, cada empresa aérea pode determinar seus próprios padrões de indenização, o que frequentemente provoca descontentamento nos passageiros prejudicados.
 
A China prometeu repetidamente melhorar o serviço na indústria de aviação civil, na medida em que os atrasos vêm sendo cada vez mais frequentes nos últimos anos.
 
Dados publicados pela Administração Estatal de Aviação Civil (AEAC) em maio mostraram que mais de 500 mil aviões decolaram com atraso no país em 2012, o pior registro nos últimos cinco anos.
 
Uma pesquisa feita pelo site de informação de aeroportos FightStats também mostrou que o Aeroporto Internacional da Capital Beijing e o Aeroporto Internacional Pudong de Shanghai foram os piores em comparação com 35 aeroportos no mundo em junho em termos de pontualidade.
 
O diretor da AEAC Li Jiaxiang disse no início deste mês em uma conferência de trabalho que as medidas punitivas serão tomadas no segundo semestre deste ano para as companhias aéreas com recordes insatisfatórios de pontualidade.
 
As empresas com pior taxa de pontualidade podem receber advertências, enquanto as rotas nas quais a qualidade do serviço provoca disputas massivas por atraso de voos podem ser canceladas, de acordo com a AEAC.