Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 16 de Janeiro de 2025

Aviação doméstica alcança 75% da oferta de voos pré-pandemia

24/09/2021
 
O setor aéreo brasileiro registrou o quinto mês de crescimento consecutivo em setembro, impulsionando a oferta de voos ao patamar de 75% do número registrado antes da pandemia de Covid-19, em março de 2020.

A média diária de partidas já chega a 1.793 e representa um aumento de 108% se comparado a setembro de 2020, quando o número foi de 862.

O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Outro resultado que indica a recuperação do setor aéreo foi o crescimento do lucro líquido das três maiores empresas aéreas brasileiras (Azul, Gol e Latam no 2º trimestre de 2021.

As companhias obtiveram resultado líquido positivo de R$ 899,5 milhões.

Neste período, segundo a ANAC, as empresas aéreas mais do que triplicaram a oferta de voos em relação ao 2º trimestre de 2020.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os dados demonstram que este é apenas o início de uma forte retomada do segmento no país.

"Estamos com a expectativa de que os próximos meses sejam ainda melhores em todos os segmentos turísticos, principalmente com o avanço da vacinação.

Não tenho dúvidas de que o turismo doméstico voltará com muito mais força e precisaremos de uma malha aérea forte que atenda a demanda dos nossos turistas", disse.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, aponta que o crescimento da malha aérea doméstica mostra a resiliência das companhias aéreas nacionais.

"Importante lembrar que a continuidade desse desempenho está vinculada ao ritmo de vacinação e ao não agravamento da pandemia", acrescenta.

TURISMO RESPONSÁVEL

O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura, por meio do selo "Turismo Responsável", iniciativa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor e para turistas.

Há protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, que podem auxiliar na retomada segura das atividades turísticas.

O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros e pode ser obtido de maneira rápida e segura de forma online.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo