Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 18 de Janeiro de 2025

Voo inaugural da ITA consolida Brasília como eixo do turismo interno, diz Setur-DF

30/06/2021

Vanessa-Mendonça-e-Sidnei-Piva-Claudio-Gerber-Setur-768x512

Vanessa Mendonça e Sidnei Piva (Claudio Gerber/Setur-DF)

Autoridades do setor de Transporte e de Turismo do governo federal, do Distrito Federal e de outros estados, além de parlamentares, participaram do voo inaugural da ITA, nessa terça-feira (29). A bordo, também estavam o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva, diretores, colaboradores, familiares e convidados.

Dentre os convidados estavam o presidente da Inframérica (que opera o Aeroporto de Brasília), Jorge Arruda; o presidente da Embratur, Carlos Brito; o presidente da Infraero, Hélio Paes Júnior; a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; e os secretários de Turismo da Bahia e do Rio de Janeiro, Maurício Bacellar e Gustavo Reis, respectivamente.

Na cerimônia, a secretária de Turismo do DF afirmou que a chegada do vôo da ITA marca um novo modelo de conexão e que Brasília se consolida como um hub (eixo) forte hoje para o turismo interno. Além disso, a secretária declarou que o turismo no Brasil e em Brasília será a grande virada de chave para a retomada econômica.

“A nossa capital é a janela de entrada do Brasil e agora, a partir de Brasília, com a Itapemirim, nós vamos fortalecer esses destinos regionais e mostrar que a nossa cidade vai muito além do que as pessoas podem imaginar”, destacou Vanessa Mendonça. “A ITA inaugurando suas atividades por Brasília é uma demonstração de que o futuro é agora, de que o turismo já está numa retomada forte e que Brasília é o centro para uma experiência única como destino turístico”

Sidnei Piva fez referência a uma frase de reconhecimento ao desafio superado que recebeu da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. “Me disse, numa reunião em Brasília, [uma frase] que me marcou profundamente e que marca todos vocês aqui e que marca a nossa conquista: ‘Sem saber que era impossível, você foi lá e fez’”, recordou.

Ele ressaltou ainda que uma empresa não consegue se construir por completo se não tiver parcerias. “Um dos nossos maiores parceiros são as agências de turismo, os profissionais do turismo. Nós estamos no melhor momento do país, estamos saindo da pandemia da covid-19 pela vacinação e estamos construindo a história. Então, o Turismo pode contar com a Itapemirim, e a Itapemirim conta com o Turismo. Nós precisamos do Turismo para crescer”, afirmou.

Para o presidente da Inframérica no Brasil, Jorge Arruda, a entrada do Grupo Itapemirim foi um ato de coragem e que o momento escolhido para o início das atividades é estratégico para o setor, tanto pelo empenho do governo federal para a retomada do tráfego aéreo quanto para a retomada do turismo interno. “A Itapemirim não vê limites na terra e nem no céu”, reforçou.