Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 13 de Janeiro de 2025

Companhia aérea testa etiqueta para malas com conexão sem fio

28/06/2013
A British Airways vai lançar em 2014 etiquetas para bagagens que usam papel digital similar ao do Kindle para serem reutilizadas. Após fazer o check-in na internet, o passageiro poderá usar o aplicativo da companhia aérea para criar uma etiqueta nova para a sua bagagem. Ao segurar o smartphone em frente à etiqueta eletrônica, ela é atualizada automaticamente com um código de barras único com informações sobre o voo e o próximo destino da mala.
 
O programa ainda não está disponível para o público. Atualmente, ele usa o NFC – tecnologia que permite transmitir dados entre dois aparelhos ao aproximá-los. Porém, no lançamento, as etiquetas não devem usar o NFC já que a British Airways quer que o aplicativo seja compatível com todos os smartphones – como o iPhone, que não conta com conexão NFC.
 
De acordo com o site “Engadget”, as etiquetas foram desenvolvidas em conjunto com a consultoria Designworks, mas o design ainda não foi finalizado. A partir de julho, a British Airways irá distribuir as etiquetas aos funcionários para um teste de três meses. Após o período de teste, a empresa deve finalizar o projeto com uma tecnologia mais comum, como o Bluetooth.
 
Outras empresas, como a Airbus, estão testando rastreadores de bagagem que usam GPS e conexão móvel. Porém, Michael Johnson, gerente de relações públicas da British Airways, disse ao site “The Verge” que a companhia aérea não viu benefício nessas tecnologias já que o GPS e dispositivos móveis devem ser desligados durante os voos.
 
Conforme Johnson, a British Airways está focada em reduzir o tempo gasto pelos passageiros nos aeroportos. Ele estima que os passageiros poderão despachar suas malas em apenas 35 segundos com as novas etiquetas.
 
Etiqueta eletrônica será atualizada ao aproximar smartphone com check-in (Foto: Divulgação)