Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 29 de dezembro de 2024

Casa da Mulher é inaugurada

13/12/2019

1_aceitunojr15510-1996654

A Prefeitura de Bauru e a Secretaria Municipal de Saúde inauguram oficialmente nesta sexta-feira (13), às 10h, a Casa da Mulher, na avenida Nações Unidas, 27-28. É o primeiro grande centro de saúde do município voltado especificamente para a mulher.

Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, o espaço vai ampliar o acesso das mulheres no atendimento à atenção básica, especialidades ou na urgência. Para as gestantes, a Casa da Mulher fará acompanhamento pré-natal qualificado e humanizado. Haverá grupos de orientações sobre diversos temas, como exames, riscos de uso de substâncias psicoativas, alimentação saudável, hipertensão, diabetes, sinais de parto, internação, cuidados com o bebê, aleitamento materno, direito e acesso ao salário-maternidade.

O centro contará também com exames de ultrassom para gestantes de risco habitual e de alto risco e testes preventivos contra o câncer, com coleta de papanicolau e avaliação de mamas. Também terá exames de mamografia, sendo, conforme o JC noticiou, o primeiro equipamento próprio do município em funcionamento.

INCLUSIVO

Para as mulheres com deficiência ou com mobilidade reduzida, há estrutura para atendimento inclusivo, com a primeira mesa ginecológica acessível do município, que conta com ajustes eletrônicos para mais conforto à mulher durante a consulta.

Entre os serviços, serão oferecidos aconselhamento sobre métodos contraceptivos e atendimento a adolescentes sobre saúde sexual, gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

As mulheres vítimas de violência terão atenção especial no novo espaço, com um ambulatório próprio para esse fim. O serviço irá prestar acolhimento humanizado, com assistência médica ginecológica, psicológica, social e jurídica. A Casa da Mulher também oferecerá o protocolo pós-exposição, com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e contracepção de emergência, quando necessário.

Além disso, todos os casos de violência serão notificados, como forma de subsidiar futuras políticas públicas. Segundo a prefeitura, a Casa da Mulher articulará junto a diversos serviços de proteção social - como Secretaria de Bem-Estar Social (Sebes), área jurídica e Delegacia da Mulher (DDM) - para casos em que for necessário encaminhamento a abrigos ou adoção de medidas protetivas.

Por meio de parceria da prefeitura com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Bauru, o espaço também oferece orientação jurídica às vítimas. Advogadas prestarão atendimento com informações a respeito das legislações de proteção e combate à violência, orientação quanto aos serviços jurídicos existentes e poderão entrar com ações de medidas protetivas, guarda de filhos, entre outros.

"São serviços altamente especializados, multiprofissionais, que vão dar todo o acolhimento para a mulher e também para crianças e adolescentes vítimas de violência. Existem ainda espaços lúdicos para acolhimento dessas crianças. É uma grande conquista da mulher bauruense realizada pela gestão do prefeito Gazzetta", afirma o secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin.

Os investimentos na Casa da Mulher foram viabilizados com recursos de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e contrapartida da instituição de ensino Uninove, totalizando R$ 452.037,00.

 

Quase 20 mil atendimentos

A Casa da Mulher já vem realizando parte desses atendimentos mesmo antes de sua inauguração oficial. De janeiro a novembro deste ano, foram 4.517 atendimentos médicos, 3.828 pela equipe multidisciplinar e 1.257 atividades educativas.

Foram realizadas, ainda, 27 coletas de citopatologia, 2.874 avaliações antropométricas e 45 testes rápidos. E, também, 653 ultrassons, 405 mamografias e 59 administrações de medicamentos. As tococardiografias ante-parto somaram 197 registros e os atendimentos a mulheres em situação de violência foram 326. Ao todo, foram 19.095 atendimentos e procedimentos realizados pela Casa da Mulher nesse período.