Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 12 de Janeiro de 2025

Sucatas de aeronaves nos aeroportos do Galeão e Confins serão removidas

11/06/2013
Aeronaves abandonadas no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, serão os próximos alvos do programa Espaço Livre Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça. As informações são do site do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
 
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (10), após reunião entre o corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori; o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys; integrantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, juízes responsáveis pelo processo de falência da Vasp e da Transbrasil e representantes das concessionárias que operam os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e de Brasília.
 
Até o dia 30 de agosto será definido o destinho de algumas aeronaves sucateadas que estão paradas nestes dois aeroportos. Há duas possibilidades sendo analisadas nos processos de falência: o desmonte das aeronaves ou a venda das aeronaves inteiras.
 
Em Confins, as ações a serem implementadas dizem respeito a aeronaves da Vasp. No aeroporto do Galeão, as ações atingirão aeronaves da Vasp e da SATA. O número de aeronaves a serem vendidas ou desmontadas ainda está sendo levantado pela Corregedoria.
 
Antes disso, no dia 2 de agosto, será iniciado o desmonte de cinco aeronaves de grande porte que estão paradas no Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães e o Aeroporto Internacional de Recife — Gilberto Freyre. Todas as cinco aeronaves pertencem à massa falida da Vasp.