Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Notícias

12/01/2021

Azul não tem previsão de retorno dos voos em Toledo

d3408cb2-voos_suspensos-1-800x445

Há quase dez meses o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho está com os voos comerciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde o dia 23 de março a Azul Linhas Aéreas suspendeu as operações em Toledo. Outros municípios também foram impactados pela decisão, no entanto muitos já retomaram os voos gradativamente, como Cascavel e Foz do Iguaçu.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo Diego Bonaldo comenta que o Município faz tratativas com a companhia aérea sobre o retorno, mas no momento a empresa depende da negociação com o Estado.

 

“O que temos até agora é que a empresa está tratando com o Governo do Estado a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para retomar nas bases menores que operava antes da pandemia como Toledo, Pato Branco e Guarapuava, por exemplo”. 

Sem essa decisão, Bonaldo cita que não há previsão de retorno. “Estamos conversando com outras companhias também. Enquanto isso, o Aeroporto está pronto para a retomada dos voos comerciais. Inclusive há uma previsão de investimento para adquirir equipamentos para a pista para pousos e decolagens em caso de baixa visibilidade, como é o caso de neblina”, complementa.

OPERAÇÕES – Durante esses quase dez meses, mesmo sem os voos comerciais, o Aeroporto recebeu voos de taxi aéreo, voos particulares ou ainda aqueles que atendam a área da saúde. O diretor do Aeroporto Luciano Puzzi afirma que a equipe mantém a área operacional em funcionamento no saguão nas áreas de embarque e desembarque, esteiras, guichês, áreas administrativas, além da pista.

“Nós já mandamos uma relatório operacional para a Azul no ano passado com os dados do período de operação da companhia em nosso município, a viabilidade e demanda dos voos. O público também questiona quando será o retorno, mas até o momento não temos essa resposta”.

VIABILIDADE – No relatório operacional foi evidenciada a área de abrangência e de influência do Aeroporto, histórico de passageiros, taxa de ocupação do ATR-72 em operação em Toledo, comparativos de rotas com outros aeroportos da região Sul, seja por similaridade ou proximidade, uma pesquisa junto aos consumidores para a retomada dos voos e outros dados estatísticos.

O estudo também destacou a consolidação da rota Toledo-Curitiba, bem como uma crescente demanda de partidas e chegada pelo Aeroporto de Toledo o qual confirmou o potencial local e regional da aviação no município.

“Enquanto não temos uma reposta, o Aeroporto segue pronto e preparado para o retorno das operações comerciais. Fazemos todas as manutenções necessárias para não perdermos a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, enfatiza.

RETORNO – Em resposta ao JORNAL DO OESTE, a Azul Linhas áreas “reitera seu interesse em operar em Toledo, mas por enquanto não há previsão para retorno dos voos no município. A companhia pretende recuperar, ao longo de 2021, a maioria das bases que foram fechadas temporariamente em função da pandemia, incluindo Toledo”.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678