11/01/2021

Viracopos tem aumento na movimentação projeta alta em 2021

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, teve em dezembro aumento do fluxo de passageiros pelo oitavo mês seguido, de acordo com dados divulgados pela concessionária administradora do aeroporto. O dado é visto pela empresa como um indicativo que fortalece o movimento de retomada gradual no setor de viagens e abre uma perspectiva de crescimentos para o decorrer de 2021. A previsão é que o mês de janeiro apresente nova alta, podendo chegar próximo aos 800 mil passageiros.

default (2)

Em dezembro, o aeroporto recebeu 789,3 mil viajantes ante 754,4 mil que passaram pela estrutura em novembro. Na linha de crescimento mensal, o complexo aponta que entrou na casa dos 700 mil em outubro e o pior período no quesito movimentação se deu em abril, com 150 mil pessoas passando pelo aeroporto.

“A perspectiva é pela continuidade gradual de recuperação de movimento em 2021 já que temos oito meses seguidos de alta por parte das companhias aéreas. O aeroporto está se preparando para a retomada dos movimentos aos patamares considerados normais nos próximos meses”, disse o diretor de Operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.

Apesar de ainda apresentar queda da movimentação de passageiros de 11,8% na comparação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019 (que teve 895.497 mil passageiros), houve aumento de quase 5% na comparação entre novembro e dezembro deste ano.

Já no acumulado do ano de 2020, a queda foi de 36,6% em relação a 2019. No total, 6,7 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram pelo terminal em 2020 ante 10,5 milhões de 2019.

POUSOS E DECOLAGENS
Os gestores de Viracopos acreditam que o fluxo de viagens no aeroporto deve seguir a movimentação de mercado, que é um crescimento gradual e lento após uma queda brusca registrada a partir de março.

O complexo, vale lembrar, chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril). O movimento crescimento começou a tomar forma em maio, com 72 pousos e decolagens por dia e chegou a 290 em dezembro.