06/01/2021

Aeroporto de Garanhuns vai passar por obras para receber operação comercial

aeroporto-de-garanhuns-flavio-japa-seinfra-4

O Aeroporto de Garanhuns, no Agreste Meridional, vai passar por obras para se transformar em aeroporto de operação comercial. Essa é a intenção do Governo de Pernambuco, que, ontem, através da Secretaria de Infraestrutura, publicou o edital para contratação da empresa que ficará a cargo das obras da primeira etapa de requalificação do aeródromo. Com investimento de R$ 2,6 milhões, valor do governo do Estado, as obras da primeira parte serão para requalificar o sistema de pistas de pouso e decolagem e a sinalização horizontal da área de movimentação das aeronaves. Atualmente, o aeródromo de Garanhuns funciona apenas com operações de voos privados.

A previsão é que as obras desta primeira etapa sejam iniciadas em março e concluídas até o primeiro semestre deste ano. “Essas ações visam deixar o aeroporto pronto para receber a aviação regional. A área de Garanhuns é muito importante para o polo leiteiro, para a avicultura, para o turismo e tantas outras atividades do Estado”, disse a secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista.

“Estamos dialogando com as companhias aéreas para que elas possam atuar nas operações dos voos. Devemos ter alguma resposta sobre o interesse das empresas em torno de março ou abril”, complementou Fernandha.

A secretaria de Infraestrutura também já está planejando a segunda etapa de obras para o aeroporto, que será para a construção de um terminal de passageiros, para implantação da cerca operacional e para o balizamento noturno. Com investimento entre R$ 1,2 milhão e R$ 1,5 milhão, dinheiro também do governo estadual, a previsão é que o edital de licitação da obra seja publicado em fevereiro. “Com o edital publicado é que vamos poder ter uma projeção de data para a conclusão das obras da segunda etapa. Mas nossa expectativa é que seja concluída até o final de 2021”, acrescentou a secretária.

Ainda há, pela secretaria, um projeto para requalificação do Aeroporto de Araripina, no Sertão de Pernambuco. Fernandha Batista informou que quando estiver com o projeto pronto, ela irá anunciar.